ACESSE O PORTAL WWW.PAGINA1PB.COM.BR

» » » Prefeito de CG participa do” Cidade Expressa” e destaca avanços na mobilidade urbana

 Codecom/CG

Foto: Codecom/CG
Campina Grande sediou na manhã desta sexta-feira, 2, o Seminário Cidade Expressa, evento cujo tema deste ano foi “Cidade Inteligente” e teve entre seus palestrantes o prefeito do município, Romero Rodrigues, que apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande e Região.
O seminário teve como local o Teatro Facisa, numa realização do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana (CTMU) e apoio da Prefeitura Municipal. O evento, em sua quarta edição, contou com a participação de renomados técnicos e estudiosos na área de mobilidade urbana.
O seminário aconteceu num importante momento em que Campina Grande foi enquadrada na lista das chamadas “Cidades Inteligentes” do Brasil, comprovando ser referência na região Nordeste em se tratando de universidades, gestores públicos, ciência e tecnologia, investimentos no meio ambiente, além do número de professores e de estudantes regularmente matriculados em escolas e instituições de ensino superior. São consideradas Cidades Inteligentes àquelas com potencialidades e ações concretas em várias áreas, a exemplo da mobilidade urbana.
No Seminário Cidade Expressa, Romero fez para o Comitê Técnico de Mobilidade Urbana uma prestação de contas sobre as obras de mobilidade urbana executadas pela Prefeitura Municipal, conforme determinado nas diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana do Município e em atendimento a uma exigência da Lei Complementar 095/15. Segundo o prefeito, o plano é fundamental para a cidade, pois serve como documento norteador para o desenvolvimento e modernização da cidade.
“De fato, atualmente a questão da mobilidade urbana é uma das maiores preocupações da modernidade, sendo um dos principais alvos do governo municipal. Por isso, como este é um dos temas mais debatidos em todo o mundo, está sendo, de forma oportuna, alvo deste seminário tão importante que agora temos a honra de participar, o qual, inclusive, recebe especialistas que podem bem atestar o muito que tem sido feito em Camina Grande nos últimos anos”, afirmou.
Foto: Codecom/CG
Ele destacou, em sua participação, as mais diversas ações destinadas a estabelecer soluções para a questão da mobilidade urbana, lembrando, entre outras iniciativas, a pavimentação de 450 ruas, numa média de cem ruas pavimentadas a cada ano. “Só em 2017, já estamos pavimentando em asfalto e em paralelepípedos cerca de 50 ruas, em áreas de grande circulação de automóveis e de transportes coletivos”, destacou.
Romero Rodrigues pontuou, ainda, como grandes conquistas a duplicação da Avenida Argemiro de Figueiredo, além da construção da Alça Leste, outra obra fundamental para a população campinense, levando-se em conta a necessidade de abertura de novas avenidas na cidade, garantindo-se a interligação de importantes áreas urbanas de Campina Grande.
Neste contexto, a comunidade foi contemplada, também, com a implantação de binários, construção de viadutos, construção de pontos e integração de vias entre bairros.
“Estamos desenvolvendo ações destinadas a resolver problemas da cidade a curto, médio e longo prazo em relação à malha viária. Pensamos na cidade em relação aos desafios do presente, mas também quanto à garantia de um futuro melhor para todos, criando-se as bases e a infraestrutura necessária para o desenvolvimento local”, afirmou, acrescendo que tudo está sendo pensando para o bem coletivo, a exemplo de ações de iluminação, sinalização semafórica ou horizontal.
Ainda elogiou o esforço do empresariado de transportes urbanos por conta da aquisição de novos e modernos ônibus urbanos para bem atender à comunidade. Outro ponto importante é o maior emprego de recursos tecnológicos, como a internet, para a facilitação da vida dos usuários dos transportes coletivos. Além do prefeito, outras autoridades municipais participaram dos debates, a exemplo do secretário de Planejamento, André Agra.

Edson Pereira

O Portal Fala Prefeito é um projeto de caráter informativo e dedicado a trazer a nossos leitores de forma universal e multilíngue, estabelecido na internet sob o princípio da responsabilidade, a informação.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :