» » » Paraíba tem quatro açudes sangrando e 46 reservatórios em situação crítica

Quatro reservatórios de água na Paraíba começaram a sangrar, três dos quais em regiões mais afetadas pela estiagem. Os açudes de Vazante, em Diamante; São José, em Monteiro, e o açude Manoel Marcionílio, em Taperoá. Juntos, os três reservatórios têm capacidade de armazenamento  25.551.640 m3 de água.
A barragem de Marés, reservatório responsável pelo abastecimento de água de João Pessoa e cidades da região metropolitana também começou a sangrar nesta quarta-feira.  Marés têm capacidade de armazenamento de 2.136.637 m3.
Apesar das fortes chuvas registradas nos últimos dias em toda a Paraíba 46 reservatórios  continuam em situação crítica. De acordo com levantamento da Agência Executiva da Gestão das Águas (Aesa), eles acumulam menos de 2% de suas capacidades de armazenamento. 
Outros 42 açudes monitorados pela Aesa estão com menos de 20% de seu volume total. Entre eles, está o açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão) responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outras 17 cidades no entorno. 
O último levantamento aponta que o Boqueirão, apesar de receber águas do Eixo Leste da transposição do rio São Francisco, continua com seu volume baixo. O açude tem capacidade de armazenar 411.686.287 m3, mas acumula só 15.030.386 m3 ou 3,6% de seu volume total. 
Já outros 35 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total,

Edson Pereira

O Portal Fala Prefeito é um projeto de caráter informativo e dedicado a trazer a nossos leitores de forma universal e multilíngue, estabelecido na internet sob o princípio da responsabilidade, a informação.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :