» » » COM ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO, CAGEPA AUMENTA VAZÃO EM CG

Os moradores de Campina Grande já estão sentido os benefícios da Transposição do Rio São Francisco. Desde o dia 22 de abril, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) a captar uma vazão maior na média mensal. Com isto, a população de alguns bairros que ficam em uma região mais alta da cidade passou a ter mais tempo com água nas torneiras. A confirmação foi dada pelo gerente regional do órgão, Ronaldo Meneses.

“Com o encontro das águas do Rio Paraíba recebendo as águas do São Francisco, na bacia hidrográfica do Boqueirão, a Cagepa foi autorizada pela Ana e pela Aesa a captar uma vazão maior na media mensal. Se antes a gente captava 650 litros por segundo, agora passou para 850 litros por segundo”, explicou.

Segundo Ronaldo, a ação melhora o abastecimento das zonas de Campina Grande e de outras cidades, em localidades com uma topografia mais elevada, a exemplo dos bairros Alto Branco, Ligeiro e os distritos de São José da Mata e Galante, que já perceberam a melhora no abastecimento.

Apesar da boa notícia, o fim do racionamento em Campina Grande ainda não está tão perto assim. Segundo Ronaldo, só se pode pensar em acabar com o racionamento quando as águas do açude de Boqueirão atingirem um índice de 8,2% da capacidade total. Hoje, este valor é de 4,1%.

Por outro lado, há de se considerar a recuperação nos índices do açude de Boqueirão. Desde o dia 18 de abril, quando as águas do São Francisco chegaram ao açude Epitácio Pessoa, a lâmina de água subiu 1,5 metros, o equivalente a 4.996.920 m³.

Racionamento

O racionamento em Campina Grande é dividido por zonas. A zona 1 tem abastecimento das 19h dos domingos até as 24 horas das quartas-feiras. Já a zona 2, recebe água a partir das 2h das quintas-feiras até as 12 horas dos domingos. Além disto, ainda há o sistema nas cidades que são abastecidas pelo Boqueirão.

Edson Pereira

O Portal Fala Prefeito é um projeto de caráter informativo e dedicado a trazer a nossos leitores de forma universal e multilíngue, estabelecido na internet sob o princípio da responsabilidade, a informação.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :