» » » » Cientistas descobrem a causa dos cabelos brancos e da calvície

Uma nova descoberta pode causar mudanças drásticas no tratamento dos cabelos brancos e da queda de cabelo, já que cientistas encontraram as células que causam os dois problemas.
De acordo com um comunicado, cientistas do Southwestern Medical Center, da Universidade do Texas, estavam investigando como alguns tumores cancerosos se formam, quando descobriram uma proteína chamada KROX20, que costuma estar associada ao desenvolvimento dos nervos. No caso do crescimento do cabelo, entretanto, a KROX20 ativa as células da pele, criando uma haste capilar.
“Estas hastes capilares, também conhecidas como ‘progenitoras’, são basicamente ‘pré-fios’ formados antes do momento em que eles brotam,” o Dr. Lu Le disse ao Yahoo. Em seguida, as células produzem uma proteína diferente, chamada ‘fator célula tronco’ (SCF, na sigla em inglês), responsável pela pigmentação do cabelo.
Os cientistas exploraram combinações de genes nas células ‘progenitoras’ em ratos, deletando o gene SCF que tornava seus pelos brancos. Depois, quando eles deletaram as células que produziam a proteína KROX20, nenhum pelo cresceu e os ratos ficaram “carecas”.
Embora a ciência geral por trás do crescimento e pigmentação dos cabelos já seja conhecida, fatores específicos a respeito de como as células se movem, quais delas produzem o SCF, e o envolvimento da proteína KROX20, são todas novas descobertas. Em outras palavras, de acordo com o Dr. Le, professor associado de dermatologia no Harold C. Simmons Comprehensive Cancer Center, sua equipe “acabou descobrindo por que o cabelo fica grisalho, e revelando a identidade da célula responsável pelo crescimento dos fios”.
Como estas descobertas afetam os produtos que você usa em seus cabelos? O Dr. Le espera usar este conhecimento para “criar um composto tópico ou transmitir o gene necessário aos folículos capilares para corrigir estes problemas cosméticos”.
Foto Google

Edson Pereira

O Portal Fala Prefeito é um projeto de caráter informativo e dedicado a trazer a nossos leitores de forma universal e multilíngue, estabelecido na internet sob o princípio da responsabilidade, a informação.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :