» » » Banco do Brasil, Bradesco e Caixa lideram ranking de reclamações no primeiro trimestre

Quem nunca reclamou dos bancos que atire a primeira pedra. Se já aconteceu com você, saiba que não está sozinho. 

O brasileiro faz cerca de 60 bilhões de transações bancárias todos os anos. Com tantas operações envolvendo dinheiro, o próprio Banco Central, que regula o setor, admite que é normal ocorrerem problemas. O esforço é para que essas reclamações sejam resolvidas e os problemas não voltem a acontecer.

Somente nos três primeiros meses do ano, 27 mil clientes que não conseguiram resolver impasses com os bancos recorreram ao Banco Central.

As principais reclamações envolvem a falta de informações sobre os serviços e tarifas; a cobrança de valores sem a autorização do cliente; e a confiança no relacionamento com os bancos. Foi esse o problema do engenheiro Marcos Serrão. Inconformado com o prejuízo, Marcos procurou o Banco Central.

Proporcionalmente, o Banco do Brasil é o recordista de reclamações no sistema do Banco Central, seguido do Bradesco e da Caixa Econômica. Em números absolutos, o Bradesco está no topo do ranking, com quase 2.400 reclamações.

A Caixa Econômica vem em segundo lugar, com pouco mais de 2 mil reclamações. Em terceiro lugar estão os clientes do Banco do Brasil, que registraram mais de 1.500 reclamações de 1º de janeiro até 31 de março.

De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Isaac Sidney, a lista tem como objetivo melhorar a relação entre os bancos e os clientes.

Em nota, o Bradesco disse que monitora as reclamações e prioriza o encaminhamento de soluções, com investimento no treinamento de colaboradores, infraestrutura e correção de falhas.

O Banco do Brasil informou que aproveita as manifestações de seus clientes para melhorar o atendimento, produtos e serviços. E que adotou ações para sair do topo do ranking de reclamações.

Já a Caixa afirmou que valoriza a opinião dos clientes e utiliza as informações para melhorar e modernizar o atendimento.

O ranking de reclamações é divulgado há 14 anos e está disponível para consulta na página do Banco Central, onde também é possível registrar as reclamações. O endereço é www.bcb.gov.br. É possível falar também com o Banco Central pelo telefone 145. O custo é de uma ligação local. 

Edson Pereira

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