» » » Cagepa: Tecnicamente, é impossível parar o racionamento em Campina Grande agora


O gerente da Cagepa, Ronaldo Meneses, voltou a afirmar que o racionamento vai permanecer, por enquanto, em Campina Grande.
Em entrevista nesta quarta-feira, 19, Ronaldo destacou que, tecnicamente, é impossível parar o racionamento agora, pois a água que está sendo consumida ainda é do volume intangível (volume morto).
Ele explicou que para o racionamento acabar, o açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão) tem que atingir o valor de 33,850 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 8,2% do volume de água.
Foto: Leonardo Silva/ Paraibaonline
– Ainda estamos com 2,9% da capacidade. Quando atingiremos esse valor de 8,2%? Vai depender da vazão de chegada das águas do São Francisco. Quanto maior a vazão, menor o tempo. O sistema precisa, na sua normalidade, de 1,2 a 1,5 metro cúbico por segundo. Se chegar a 3 ou 4 temos uma garantia de regularidade. Na média geral, levaremos ainda dois meses e meio a três meses para sair desse volume morto, com uma vazão de 4 a 5 metros cúbicos – pontuou.
Ronaldo confirmou também que a Cagepa foi autorizada a aumentar o tempo de água nas zonas 1 e 2, mas que é preciso ter cautela neste processo, destacando que o órgão vai decidir, junto com a Aesa, se esse aumento já pode ser iniciado este final de semana.
– O objetivo da ampliação é melhorar áreas, dentro das zonas, que tem uma dificuldade de abastecimento por conta da topografia. Tanto na zona 1 como na zona 2 há áreas que recebem água no tempo menor, como o bairro do Alto Branco, do Ligeiro, no distrito de Galante. Na zona 2, com o aumento, passará a ter água até o domingo pela manhã. Na zona 1, cujo início ocorre na madrugada da segunda, será antecipada para a tarde do domingo. Porém, vamos avaliar a chegada da água em Boqueirão e observar a vazão e ver se vale a pena já começar esta semana. Do ponto de vista técnico é sempre bom esperar. A população deve continuar a usar a água de forma racional, pois o problema ainda não foi resolvido – salientou.

Edson Pereira

O Portal Fala Prefeito é um projeto de caráter informativo e dedicado a trazer a nossos leitores de forma universal e multilíngue, estabelecido na internet sob o princípio da responsabilidade, a informação.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :