» » » Câmara de Pocinhos aprova por unanimidade PL que concede Título de Cidadã Pocinhense a Dra. Adriana Melo

O vereador de Pocinhos, Ramatis Chaves apresentou Projeto de Lei que concede Título de Cidadã Honorífica Pocinhense a Dra. Adriana Melo. O PL foi aprovado por unanimidade na última quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Pocinhos. O parlamentar explicou que se trata de um reconhecimento à médica e pesquisadora Adriana Suely Melo, a primeira profissional de saúde no mundo a associar os casos de microcefalia ao zika vírus. “Ela tem relevantes serviços prestados ao nosso estado e porque não dizer ao país e ao mundo, afinal é notadamente reconhecida em casos que envolvem o diagnóstico da microcefalia”, destacou.
Ramatis Chaves informou que a data de entrega do título de cidadã pocinhense à Dra. Adriana Melo será anunciada nos próximos dias. “Vamos combinar com a Dra. Adriana de acordo com a agenda dela, mas em breve estaremos anunciando a data em que teremos a honra de entregar o título de cidadã a esta mulher que enche de orgulho a todos nós paraibanos”, pontuou.
Breve histórico da Dra. Adriana Melo
Adriana Suely de Oliveira Melo, de família Pocinhense, nasceu no Crato – CE, mas nos primeiros meses de vida retornou para Pocinhos, onde viveu sua infância, adolescência e até hoje mantém forte vínculo. O lugar de origem da sua família – Sítio Bravo – diz um pouco da conduta da aluna do Colégio Pe. Galvão que hoje é Pós-doutora em Medicina e alçou reconhecimento internacional por sua inquietude e compromisso com suas pacientes ao descobrir a ligação entre o Zika Vírus como causa da Síndrome da Zika Congênita que entre outras consequências causa a microcefalia.
Filha de José Alves de Melo e Cecília Maria de Oliveira, estudou em Pocinhos até a segunda série do segundo grau quando passou a estudar em Campina Grande.
Seu pai era motorista de praça, bastante conhecido em Pocinhos como José de Apolônio ou ainda como Seu Zé da Rural, já que seu veículo de trabalho, por 34 anos, foi uma Rural verde, velha conhecida da cidade. Sua mãe Cecília Maria, era do lar, mas aos 45 anos de idade após a separação do casal, veio para Campina Grande. Na mala apenas coragem, muita coragem e determinação, dona de uma energia inesgotável, como costureira empreendeu pequena confecção provendo assim, a manutenção de seus cinco filhos ainda vivos naquela difícil época.
Em Campina Grande Adriana prestou vestibular e foi aprovada para odontologia e medicina. Estudou na Faculdade de Medicina da UFPB e fez internato e residência médica no Recife.
Adriana é mãe de Luiza de Melo e Moreira e de Tamiris de Oliveira Nóbrega Dias, filha do coração. É casada com Romero Moreira de Araújo e sempre se refere a um tio, Francisco de Assis Oliveira, como tio/irmão.
Após a graduação, fez várias especializações:
· Medicina Fetal no Rio de Janeiro, junto a UFRJ;
· Medicina Fetal em São Paulo, junto a USP;
· Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO, pela FEBRSGO;
· Título de especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, pela FEBRSGO;
· Título de especialista em Medicina Fetal, pela FEBRSGO;
· Ultrassonografista concursada lotada na enfermaria de alto-risco do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA;
· Mestrado em Saúde Pública pela UEPB;
· Doutorado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP;
· Doutorado Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
· Pós-doutorado em Medicina Fetal pelo IMIP;
· Tem experiência na área de Medicina fetal, Epidemiologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: determinantes do crescimento fetal, baixo peso e macrossomia ao nascer, adiposidade visceral fetal e materna, ganho ponderal na gestação, exercício físico e gestação.
· Pesquisadora e presidente do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto – IPESQ, tem trabalhos publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo como o Green Juornal, America Juornal, The Lancet, Revista da Associação Internacional de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia – ISOOUG, tendo sua tese de Doutorado servido como referência para recentes Recomendações do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia sobre Exercício Físico e Gravidez;
· Foi Secretária de Saúde de Pocinhos;
Atualmente é professora da Faculdade de Medicina da UNIFACISA.
Do enfrentamento da separação do irmão o Engenheiro Apolônio Sérgio, precocemente desencarnado, mergulhou no trabalho social, onde se refaz das lutas, das dificuldades, onde reabastece suas energias na bondade dos idosos do Instituto Apolônio Sérgio de Oliveira Melo.
Em 2009, inesperadamente Sérgio, seu único irmão, com quem tinha forte ligação, desencarnou. Foi um tempo de extremo sofrimento, de repensar a vida e seu sentido. Após a partida de Sérgio, sua esposa encontrou em seus pertences um manuscrito em que Ele se auto descrevia e prescrevia para si algumas condutas que Ela passou a tomar para sí:
Da herança de Apolônio Sérgio seus pais doaram um percentual que ajudou a construir as instalações onde funciona o Centro de Convivência dos Idosos de Pocinhos, associação mantida por Adriana e sua Mãe, claro que com a preciosa colaboração de voluntários…
Adriana ouvindo um precioso amigo e admirável Cristão o Pe. Severino Firmino, então pároco de Pocinhos, acatou as razões daquele que conhece profundamente as necessidades, angústias e sonhos daquela comunidade e decidiu seguir com os idosos criando o CCI – Centro de Convivência dos Idosos de Pocinhos.
Apesar do foco nos idosos, Adriana se dedica a outras causas como as crianças da Creche Donos do Amanhã, que recebe as atenções sua e de sua família. Muitas ações já foram realizadas como apoio pedagógico – construção da Biblioteca Infantil e ações diversas.
No CCI como é popularmente conhecido o Centro do Idoso são várias as atividades:
· Terapias ocupacionais;
· Apoio médico;
· Apoio odontológico;
· Fisioterapia;
· Artesanato;
· Pintura;
· Atividades sociais direcionadas para idosos como: passeios, cinema, feiras, dias de campo, etc.
De todas as atividades desenvolvidas no CCI a convivência é a base de todo o trabalho.

Simone Duarte

Edson Pereira

O Portal Fala Prefeito é um projeto de caráter informativo e dedicado a trazer a nossos leitores de forma universal e multilíngue, estabelecido na internet sob o princípio da responsabilidade, a informação.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :